quarta-feira, novembro 22, 2006

Carta de Alexandre, filho de Felipe da Macedônia a Dario, Rei dos Persas

1. Teu reino é imenso e rico e servirá de escabelo para meus pés.
Teus campos servirão de pasto para meus cavalos após o suor da batalha
Tua rainha, beleza declamada em versos, conhecerá o vigor de um macho macedônio.
Teus filhos, belos mancebos, serão bons servidores, aprenderão a arrumar e a limpar minha tenda.
Teus exércitos serão varridos da face da terra e alimentarão as aves do céu
E do Oriente ao Ocidente, debaixo do sol meridional
Saberás que Alexandre da Macedônia será senhor do vosso destino.

RESPOSTA DE DARIO, REI DOS PERSAS AO INVASOR MACEDÔNIO
2. Cantas de galo, mas és apenas um pintinho saído do ovo.
Meu sangue é nobre, guerreiro saído de boa fornalha
Gerado que fui pela Dinastia dos Aquemênidas.
Ganharás uma lição como teu pai nunca te deu, jovem arrogante
E sentirás meu golpe em tuas espáduas preguiçosas
Acostumadas a boa vida e seio de mulheres.
Pagarás tuas bravatas com o sangue de tuas veias
Te farei comer areia, cegarei teus olhos,
Te ensinarei obediência e humildade
E serás bom aprendiz, tenho certeza
Ou não me chamo Dario, Rei dos Persas, Senhor do Mundo.

RÉPLICA DE ALEXANDRE, O MACEDÔNIO

3. Dario é para mim apenas um nome, nada mais
E um nome se despedaça, se lacera, se extingue
Farei tua sepultura entre as pedras após açoitá-lo com couro cru
Tuas princesas servirão de éguas para meus afoitos soldados
Farei meu cavalo Bucéfalo pastar no jardim do teu palácio
Te mostrarei que a Macedônia é berço de deuses
E verás que um descendente de Aquiles não refuga
A tua descendência desaparecerá no rio do tempo
E sentirás o peso do meu braço, o aço frio de minha espada.

MENSAGEM DE DARIO, DESCENDENTE DOS DEUSES A ALEXANDRE, O MACEDÔNIO

4. Cruza o Eufrates, traga tuas hordas de bufões!
E verás que o meu nome não será chamado em vão.
Cruza o rio, avança pelos campos, ó tagarela!
Sobe as montanhas e te preparas para a eternidade.
Saberás que Dario não é apenas um nome como qualquer outro
A flecha da batalha foi lançada e leva meu brasão
Ela tem rumo, vosso coração de falador e rufião
Enfiarás o rabo entre as pernas e te farei em pedaços
Pois antes de ti outros faladores jogaram palavras ao vento
Mas eu Dario, Senhor do Mundo, Rei dos Reis
Os trucidei a todos e alimentei matilhas com suas carnes tremulas.

(No Ano de 333 A.C, o exército de Dario III, Rei dos Persas foi trucidado pelas hostes de Alexandre, o Macedônio que cheio de ímpeto, atravessou o rio Eufrates, feriu, matou e mutilou milhares de homens, entrando para a Historia como Alexandre, o Grande. Morreu aos trinta e três anos de causa não esclarecida)

Nenhum comentário: