sexta-feira, junho 01, 2018

O TEMPO ESTÁ PASSANDO

Engraçado, me lembro do dia em que tirei a primeira foto. Minha mãe nem tinha a grana, precisou pedir emprestado para pagá-la.
Me lembro da Escola Estadual Álvaro Guião, do diretor Wilson Placco que, anos depois, já adulto, já morando em São Paulo, fui visitar em seus últimos dias.Ele morava perto do estádio, creio que na Rua Santa Terezinha.
Ele estava acamado, vários tubos, mais magrinho do que sempre foi. Aliás, o apelido dele na escola era "Pantera Cor de Rosa, de tão magrinho.
Muito pálido. Tive a honra de apertar sua mão, dias antes dele falecer. Homem íntegro, carreira brilhante na Educação de milhares de jovens de Andradina.
Me lembro dos meus professores:
. Dona Eukiko Akira Watanabe, em breve intervalo de dona Janete.
. Dona Widade Salomão, familia libanesa, mulher calma no ensinar, maravilhosamente culta.Como aprendi com ela!
. Dona Nelci, esposa do famoso Sargento Vitorino, lendário chefe do TG (Tiro de Guerra) de Andradina, local onde eu passava diariamente quando ia para Escola Estadual Álvaro Guião.
Quantas risadas dei, observando os jovens de 18 anos, servindo ao exército, parados, fardinha verde, pálidos de medo dele. Você se lembra dele Nivaldo Pereira?
Me lembro da sorveteria que ficava na Rua Bandeirantes, do Seu Valter Galli, onde às vezes íamos tomar sorvete.
Me lembro da mãe dele, uma velhinha que trabalhava como inspetora na escola.
Me lembro do Jacinto "Galo-Cego", durão, inspetor de alunos que não dava moleza para a molecada que aprontava.
Me lembro do cheiro das ruas de Andradina.
Dos pôr-de-sol, que morria para os lados do Mato Grosso.
Me lembro dos meus amigos, de minha amiga Marcia Ramos da SilvaMara Ramos, e de tantos outros.
Das matinèes do Cine Santo Antonio, dos filmes de bang-bang, Giuliano Gemma, que morreu, coitado, num acidente automobilistico em Roma há pouco tempo atrás. De suas duas filhas, que tenho o prazer de ter no facebook da Livraria Phylos. Elas sabem de toda a admiração que eu tinha pelo pai delas, já comentei.
Me lembro de minha rua Acre, terra vermelha, ventania, chuvas aterrorizantes, de cair o céu.

Nenhum comentário: